Carta Aberta | Ao Ex.mo Mons. Natanael Cominoti

 

 DOM JOÃO PAULO CARDEAL SOARES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM CASTRO PETRÓRIO
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
PRIMAZ DO BRASIL

MENSAGEM AO BISPO AUXILIAR ELEITO
MONS. NATANAEL COMINOTI

Caríssimo Mons. Natanel Ferraz Cominoti, 
eleito Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador. Unimo-nos em comunhão ao nosso presbitério, para contar com seu apoio na tarefa de proclamar, sempre mais e melhor, a Palavra de Deus. A arquidiocese esta de braço aberto para te acolher, no exercício do ministério episcopal.

No desempenho de nossa missão enquanto ministros ordenados neste âmbito minecraftiano, sobretudo a nós que possuímos a plenitude do sacramento da ordema, devemos sempre manter nossos olhos fitos Naquele que nos enviou a trabalhar, mantendo-nos atentos aos impulsos e inspirações que o Divino Espírito nos der. Ainda, é imperativo que exerçamos com a suprema caridade este múnus que nos é confiado, em suas três facetas: governar, ensinar e santificar.

Sobre isso, debruçou-se a analisar e ponderar o Concílio de Latrão II, que consigna: "Os Bispos devem instruir com seu próprio exemplo aqueles que governa, ajudando todos os que estão no pecado e nos maus costumes, tornando-os cada vez mais puros e irrepreensíveis para o dia do Cristo, para serem participantes da boa nova do reino de Deus. Como o Bispo não se salva sozinho, portanto, ele deve auxiliar o povo de Deus a cada dia mais encontrar-se com o Senhor e levar uma vida digna do nome de cristão, e também ele próprio realizar este encontro, para que juntos, pastor e rebanho, consigam a plenitude da vida. O Bispo deve ser aquele que anuncia o kerigma, o amor de Deus, àqueles que ainda estão afastados a verdade. O pastor deve ser catequista onde seu povo possa enxergar de fato a plenitude do Cristo; o Cristo que serve; o Cristo que sofre; o Cristo que ensina; o Cristo que educa; o Cristo que cuida. O pastor deve congregar seu povo e sofrer com ele, prestando as assistências necessárias"  [CONST. PASTORES GREGIS, CONCÍLIO DE LATRÃO II].

Sob a intercessão de São Francisco Xavier, padroeiro de nossa Arquidiocese, enviamos nossos votos de um profícuo episcopado.

Salvador, 1 de maio de 2024

Dom João Paulo card. Soares

Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia 

Primaz do Brasil


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem