Carta Aberta | Ao Ex.mo Mons. Antônio Chiavi



DOM JOÃO PAULO CARDEAL SOARES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL PRESBÍTERO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM CASTRO PETRÓRIO
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
PRIMAZ DO BRASIL

MENSAGEM AO NOVO BISPO AUXILIAR
MONS. ANTONIO CHIAVI

Estimado Mons. Antonio Ferraz Chiavi, 
eleito Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador. Unimo-nos em comunhão ao nosso presbitério, para contar com seu apoio na tarefa de proclamar, sempre mais e melhor, a Palavra de Deus. A arquidiocese esta feliz por um filho do clero local, que irá exercer o ministério episcopal em favor do nosso povo, te rebemos filho de Salvador.

Possa a reflexão do Santo Padre, o Papa Francisco, sobre a sinodalidade, como dimensão constitutiva da Igreja, iluminar seu ministério:

“Jesus constituiu a Igreja, colocando no seu vértice o Colégio Apostólico, no qual o apóstolo Pedro é a «rocha» (cf. Mt 16, 18), aquele que deve «confirmar» os irmãos na fé (cf. Lc 22, 32). Mas nesta Igreja, como numa pirâmide invertida, o vértice encontra-se abaixo da base. Por isso, aqueles que exercem a autoridade chamam-se «ministros», porque, segundo o significado original da palavra, são os menores no meio de todos. É servindo o Povo de Deus que cada bispo se torna, para a porção do Rebanho que lhe está confiada, vicarius Christi, vigário daquele Jesus que, na Última Ceia, Se ajoelhou a lavar os pés dos Apóstolos (cf. Jo 13, 1-15)”.

Sob a intercessão de São Francisco Xavier, padroeiro de nossa Arquidiocese, enviamos nossos votos de um profícuo episcopado.

Salvador, 1 de maio de 2024

Dom João Paulo card. Soares

Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia 

Primaz do Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem