Decreto de Convocação | Plano Arquidiocesano de Pastoral e Assembleia Geral Arquidiocesana


DOM JOÃO PAULO SOARES

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA

ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

PRIMAZ DO BRASIL


DECRETO DE CONVOCAÇÃO

ELABORAÇÃO DO PLANO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2024


Aos irmãos no episcopado,

aos reverendíssimos sacerdotes e diáconos,

a todo o povo de Deus,

graça, saúde e paz.


O Senhor nos convida sempre a evangelizar aos quatro cantos da Terra, proclamar a sua Boa Nova a todas as criaturas. Esta nossa missão deve ser levada a sério, e tida como prioridade no desenvolvimento das nossas atividades clericais neste meio virtual minecraftiano. Atendendo, então, a este chamado perene, devemos sempre buscar novas formas de efetivar tão excelso ministério a nós confiado. Para isso, após a sugestão pelo clero e o amadurecimento da ideia, decidimos por iniciar a elaboração do Plano Arquidiocesano de Pastoral a ser executado de abril deste ano de 2024 até abril de 2025, quando deverá ser realizada a próxima Assembleia Arquidiocesana para renovação do Plano e averiguação dos resultados obtidos.


O Plano Arquidiocesano de Pastoral 2024 representa um marco significativo em nossa jornada de fé, reunindo toda a comunidade em um compromisso unificado de evangelização e serviço. No centro desse plano está a busca pela unidade pastoral, onde clero e leigos se unem em um esforço colaborativo para responder aos desafios e oportunidades de nossa época. Vamos explorar as etapas-chave que conduzirão à elaboração deste documento vital.


1. Clero: Escuta aos Pastores


O processo terá início com a fase de escuta presbiteral, onde o clero, como líderes espirituais da comunidade, se comprometerá a ouvir atentamente as necessidades, aspirações e desafios enfrentados pelos fieis. Por meio de encontros, reflexões e diálogos, os membros do clero mergulharão nas realidades pastorais locais, buscando compreender as dinâmicas em jogo e discernir os caminhos para uma ação pastoral eficaz.


2. Leigos: Escuta ao Povo


Em paralelo, os leigos são convidados a participar ativamente do processo, compartilhando suas experiências, visões e expectativas em relação à vida da igreja e à missão evangelizadora. Esta fase de escuta leiga será fundamental para garantir que o plano pastoral reflita verdadeiramente as necessidades e aspirações de toda a comunidade, reconhecendo a importância vital do papel dos leigos na vida e na missão da igreja.


3. Assembleia Geral Arquidiocesana: Elaboração de Passos e Reflexão do Documento


Com as contribuições valiosas do clero e dos leigos em mãos, após a Assembleia Geral Arquidiocesana, a comissão determinada para tal  assumirá a responsabilidade de elaborar os passos concretos e aprofundar a reflexão sobre o conteúdo do documento pastoral. Reunindo-se em oração e piedosa imersão espiritual, esta comissão dedicará tempo e energia para discernir as prioridades pastorais, identificar áreas-chave de foco e articular uma visão comum para a ação pastoral na arquidiocese.


4. Elaboração e Promulgação do Documento


Por fim, com base nas etapas anteriores, o documento do Plano Arquidiocesano de Pastoral 2024 será meticulosamente elaborado. Integrando os insights e contribuições do clero, dos leigos e da Assembleia Arquidiocesana, este documento representará não apenas um conjunto de diretrizes pastorais, mas também um compromisso renovado com a missão de Jesus Cristo em nosso meio. É um guia inspirador e prático para orientar nossos esforços pastorais e fortalecer nossa comunidade de fé.


O Plano de Pastoral é mais do que um simples documento; é um testemunho vivo do poder transformador da comunhão eclesial e do compromisso comum com a missão de evangelização. Ao unir clero e leigos em uma busca compartilhada pela unidade e pela fidelidade ao Evangelho, estamos verdadeiramente capacitados a levar a luz de Cristo ao mundo ao nosso redor.


Desta forma, a fim de iniciar a elaboração do Plano Arquidiocesano de Pastoral, nomeamos para compor a Comissão Coordenadora:

Coordenador: Dom João Paulo Soares

Colaborador: Dom Carlos Henrique Forgione

Colaborador: Pe. Antônio Chiavi

Colaborador: Pe. Marcos Almeida


Esta comissão será responsável por organizar o documento após a realização da Assembleia Geral Arquidiocesana, onde serão discutidos os pontos colocados nas fases anteriores de consulta.


Do mesmo modo, CONVOCAMOS a I Assembleia Geral Arquidiocesana, que deverá ocorrer nos dias 06 e 07 de abril de 2024. Todos os bispos, sacerdotes, diáconos e fieis leigos da Arquidiocese de Salvador deverão se fazer presente nos momentos de debates e espiritualidade que serão promovidos nestes dias, a fim de colaborarem na elaboração do Plano. A programação será organizada pela Comissão Coordenadora, em colaboração com todo o clero. 


Sem mais, rogamos à Santíssima Virgem Maria para que interceda pelos trabalhos a serem desenvolvidos pela Comissão, pela Assembleia e pelo nosso Plano de Pastoral, a fim de que seja uma frutuosa iniciativa e impulsione o trabalho de evangelização que realizamos neste âmbito de nossa Arquidiocese.


Dado e passado em Salvador, do Palácio Arquiepiscopal, sob nosso selo e sinal de nossas armas, aos dez dias do mês de março do Ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e quatro.


Dom João Paulo Soares

Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia

Primaz do Brasil



Pe. Antônio Chiavi

Colaborador da Comissão Coordenadora




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem