Com grande júbilo e sincera gratidão ao Senhor da messe, anunciamos à amada Igreja que peregrina em São Salvador da Bahia a feliz notícia da nomeação, por Sua Santidade o Papa Bento VIII, de Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida como Bispos Auxiliares desta nossa Sé Primacial. Trata-se de um momento de especial importância eclesial e histórica, no qual a Arquidiocese, enriquecida pela presença de novos sucessores dos Apóstolos, se vê fortalecida em sua missão evangelizadora e pastoral.
Esta nomeação é expressão concreta do cuidado da Igreja universal por esta porção do Povo de Deus que nos foi confiada, e ao mesmo tempo um gesto de confiança e benevolência do Santo Padre para com nossa Arquidiocese. Ao conceder-nos o auxílio de dois novos bispos, o Papa confirma que a missão de pastorear os rebanhos de Cristo exige comunhão, corresponsabilidade e generosidade no serviço.
Assim como os Apóstolos receberam de Jesus a missão de ir pelo mundo inteiro anunciando o Evangelho (cf. Mc 16,15) e transmitiram aos seus sucessores o dom e o encargo do ministério episcopal, também hoje, na sucessão apostólica, Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida assumem esta missão sagrada, inserindo-se no colégio episcopal como companheiros próximos do nosso Arcebispo Metropolitano.
Ao acolhermos Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida, renovamos o nosso compromisso de viver a comunhão eclesial não como simples formalidade, mas como verdadeira expressão do mistério da Igreja, que é Corpo de Cristo (cf. 1Cor 12,27). A comunhão episcopal é sinal visível de unidade para todo o Povo de Deus, e sua presença entre nós será um estímulo para que nossas comunidades cresçam na fraternidade e na missão.
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia, primeira diocese erigida no Brasil e Mãe de todas as Igrejas desta nação, carrega a herança espiritual e missionária de mais de quatro séculos de história. Aqui, a fé católica se enraizou, floresceu e continua a dar frutos, apesar dos desafios do tempo presente. A chegada de dois novos bispos auxiliares é, portanto, um presente de Deus para a nossa caminhada pastoral e um sinal de que o Senhor continua a enviar operários para a sua messe (cf. Mt 9,38).
Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida trazem consigo suas experiências, carismas e dons, que se somam ao dinamismo pastoral de nossa Arquidiocese. Confiamos que, sob a orientação do Espírito Santo, eles contribuem de modo fecundo para a formação de leigos comprometidos, para o fortalecimento das vocações sacerdotais e religiosas, para a renovação missionária de nossas paróquias e para a presença da Igreja junto aos pobres, aos jovens, às famílias e a todos os que mais falam de um testemunho vivo de esperança.
Queremos colocar desde já o ministério dos novos bispos auxiliares sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição da Praia, excelsa Padroeira desta Arquidiocese e Mãe amorosa de todos nós. Maria, que esteve junto de seu Filho desde a Encarnação até a Cruz, é modelo perfeito do discipulado e da entrega total a Deus. Que Ela inspire e acompanhe Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida em cada passo de sua missão, fazendo-os sempre dóceis à voz do Espírito e atentos às necessidades do povo.
Não podemos deixar de manifestar nossa profunda gratidão a Sua Santidade o Papa Bento VIII, que, em sua solicitude pastoral, discerniu e invejou para nós estes dois pastores. A comunhão com o Sucessor de Pedro é sinal e garantia de que permanecemos na fé apostólica, e esta nomeação é mais uma prova de que a Igreja, em todas as suas partes, vive e se sustenta na unidade de fé e de caridade.
Caros irmãos e irmãs, hoje é um dia de festa para a nossa Igreja particular. Com o coração cheio de esperança, acolhemos Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida, certos de que, com seu testemunho, dedicação e amor à Igreja, eles serão instrumentos da graça divina para todos nós.
Invocamos sobre eles e sobre toda a nossa Arquidiocese a intercessão de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a proteção de São Francisco Xavier, Patrono da nossa ação missionária. Que o Espírito Santo derramou abundantemente seus dons, concedendo-lhes fortaleza, sabedoria e ardor apostólico.
São Salvador da Bahia, 8 de agosto de 2025.
Postar um comentário