ATENÇÃO! Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Mensagem de Acolhida

   

ARQUIDIOCESE METROPOLITANA DE SÃO SALVADOR
CHANCELARIA ARQUIDIOCESANA

MENSAGEM DE ACOLHIDA DOS NOVOS BISPOS AUXILIARES

Com grande júbilo e sincera gratidão ao Senhor da messe, anunciamos à amada Igreja que peregrina em São Salvador da Bahia a feliz notícia da nomeação, por Sua Santidade o Papa Bento VIII, de Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida como Bispos Auxiliares desta nossa Sé Primacial. Trata-se de um momento de especial importância eclesial e histórica, no qual a Arquidiocese, enriquecida pela presença de novos sucessores dos Apóstolos, se vê fortalecida em sua missão evangelizadora e pastoral.

Esta nomeação é expressão concreta do cuidado da Igreja universal por esta porção do Povo de Deus que nos foi confiada, e ao mesmo tempo um gesto de confiança e benevolência do Santo Padre para com nossa Arquidiocese. Ao conceder-nos o auxílio de dois novos bispos, o Papa confirma que a missão de pastorear os rebanhos de Cristo exige comunhão, corresponsabilidade e generosidade no serviço.

Assim como os Apóstolos receberam de Jesus a missão de ir pelo mundo inteiro anunciando o Evangelho (cf. Mc 16,15) e transmitiram aos seus sucessores o dom e o encargo do ministério episcopal, também hoje, na sucessão apostólica, Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida assumem esta missão sagrada, inserindo-se no colégio episcopal como companheiros próximos do nosso Arcebispo Metropolitano.

O ministério de um bispo auxiliar, embora distinto na sua forma de atuação, é plenamente participante da missão e dignidade episcopal. Como recorda o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos (Apostolorum Successores), “o bispo auxiliar, unido intimamente ao bispo diocesano pelo vínculo da caridade e do ministério, é chamado a compartilhar com ele o peso e a alegria da missão pastoral” (n. 73).
Essa união não é meramente administrativa, mas profundamente eclesial: trata-se de participar de um mesmo múnus de ensinar, santificar e governar, conforme o desígnio de Cristo para sua Igreja.

Ao acolhermos Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida, renovamos o nosso compromisso de viver a comunhão eclesial não como simples formalidade, mas como verdadeira expressão do mistério da Igreja, que é Corpo de Cristo (cf. 1Cor 12,27). A comunhão episcopal é sinal visível de unidade para todo o Povo de Deus, e sua presença entre nós será um estímulo para que nossas comunidades cresçam na fraternidade e na missão.

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia, primeira diocese erigida no Brasil e Mãe de todas as Igrejas desta nação, carrega a herança espiritual e missionária de mais de quatro séculos de história. Aqui, a fé católica se enraizou, floresceu e continua a dar frutos, apesar dos desafios do tempo presente. A chegada de dois novos bispos auxiliares é, portanto, um presente de Deus para a nossa caminhada pastoral e um sinal de que o Senhor continua a enviar operários para a sua messe (cf. Mt 9,38).

Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida trazem consigo suas experiências, carismas e dons, que se somam ao dinamismo pastoral de nossa Arquidiocese. Confiamos que, sob a orientação do Espírito Santo, eles contribuem de modo fecundo para a formação de leigos comprometidos, para o fortalecimento das vocações sacerdotais e religiosas, para a renovação missionária de nossas paróquias e para a presença da Igreja junto aos pobres, aos jovens, às famílias e a todos os que mais falam de um testemunho vivo de esperança.

Queremos colocar desde já o ministério dos novos bispos auxiliares sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição da Praia, excelsa Padroeira desta Arquidiocese e Mãe amorosa de todos nós. Maria, que esteve junto de seu Filho desde a Encarnação até a Cruz, é modelo perfeito do discipulado e da entrega total a Deus. Que Ela inspire e acompanhe Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida em cada passo de sua missão, fazendo-os sempre dóceis à voz do Espírito e atentos às necessidades do povo.

O título e a dignidade de bispo não são honras humanas, mas serviço e entrega, como recorda São Gregório Magno: “Quem é posto como pastor, deve saber que lhe foi confiada a missão de cuidar das almas, e não de buscar a sua própria glória” ( Regra Pastoral , I, 4).
Assim, ao darmos as boas-vindas aos nossos novos auxiliares, pedimos-lhes que não se cansem de anunciar a Palavra em toda ocasião (cf. 2Tm 4,2), de celebrar com fé e piedade os mistérios da nossa salvação e de guiar o rebanho com firmeza e ternura, especialmente aqueles que estão mais afastados ou feridos.

A chegada de Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida é também um convite a todo o Povo de Deus desta Arquidiocese para que renovemos nosso compromisso com a vida da Igreja. Ninguém é mero espectador: cada batizado é chamado a ser discípulo missionário, colaborador na obra de evangelização.
Rezemos com fervor pelos novos bispos, para que sua palavra seja sempre luz que ilumina e sua presença, sinal da ternura de Deus. E, ao mesmo tempo, coloquemo-nos à disposição para, com eles, levar adiante a missão que o Senhor nos confiou.

Não podemos deixar de manifestar nossa profunda gratidão a Sua Santidade o Papa Bento VIII, que, em sua solicitude pastoral, discerniu e invejou para nós estes dois pastores. A comunhão com o Sucessor de Pedro é sinal e garantia de que permanecemos na fé apostólica, e esta nomeação é mais uma prova de que a Igreja, em todas as suas partes, vive e se sustenta na unidade de fé e de caridade.

Caros irmãos e irmãs, hoje é um dia de festa para a nossa Igreja particular. Com o coração cheio de esperança, acolhemos Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida, certos de que, com seu testemunho, dedicação e amor à Igreja, eles serão instrumentos da graça divina para todos nós.

Invocamos sobre eles e sobre toda a nossa Arquidiocese a intercessão de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a proteção de São Francisco Xavier, Patrono da nossa ação missionária. Que o Espírito Santo derramou abundantemente seus dons, concedendo-lhes fortaleza, sabedoria e ardor apostólico.

Sejam bem-vindos, Dom Francisco Carlos Henrique e Dom Pietro Rorh Almeida!
A Igreja de São Salvador vos recebe de braços e corações abertos, para juntos glorificarmos a Deus e servirmos ao seu povo com alegria e fidelidade.

São Salvador da Bahia, 8 de agosto de 2025.

 CARLOS EDUARDO CORDEIRO 
Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil
MONS. LUCAS HENRIQUE LORSCHEIDER
Chanceler Arquidiocesano


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem