Dom José Eliel nomeado bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Com imensa alegria e gratidão a Deus, recebemos hoje, com espírito filial e coração aberto, a notícia da nomeação feita pelo Santo Padre, o Papa Bento VIII, de Dom Eliel como novo Bispo Auxiliar da nossa amada Arquidiocese de São Salvador da Bahia.
Esta é uma hora de júbilo para todo o nosso povo, pois, como família arquidiocesana, acolhemos aquele que vem para caminhar conosco, partilhar nossas alegrias e desafios, e, sobretudo, para exercer o ministério de pastor, mestre e irmão no seio desta Igreja particular, que há quase cinco séculos proclama a Boa-Nova do Evangelho.
A presença de um bispo auxiliar é sempre um sinal concreto da solicitude do sucessor de Pedro para com a Igreja local. É também reflexo do cuidado de Cristo, o Bom Pastor, que não abandona o seu rebanho, mas o confia a pastores segundo o Seu coração (cf. Jr 3,15). Dom Eliel, hoje nós o acolhemos como dom precioso do Senhor para nossa Arquidiocese.
Sabemos que a missão episcopal é exigente, pois comporta o anúncio incansável da Palavra, a celebração dos santos mistérios e a condução do povo de Deus na unidade e na caridade. Por isso, a sua chegada entre nós é motivo de renovada esperança: esperança de um rebanho que deseja continuar crescendo na fé; esperança de um clero que deseja caminhar em comunhão e unidade; esperança de um povo que quer ser luz no mundo e sal da terra.
Nosso coração se abre para recebê-lo não apenas como bispo, mas como irmão e amigo. Queremos que se sinta em casa desde o primeiro instante, percebendo que esta Arquidiocese é terra fértil para a missão, rica na diversidade de expressões de fé, na história de santidade e no amor a Jesus Cristo e à sua Igreja.
Dom Eliel, como outrora o apóstolo Paulo recebeu Barnabé e Silas para a missão, nós também o recebemos para partilhar a grande obra da evangelização. Sua presença ao lado do nosso Arcebispo será fonte de apoio, comunhão e dinamismo pastoral, ajudando a levar a todos a alegria do Evangelho, especialmente aos mais necessitados e distantes.
Que a Virgem Santíssima, sob o título de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de nossa Arquidiocese, o envolva com seu manto materno, guie seus passos e o proteja em cada momento desta nova etapa. Que São Salvador, nosso patrono, interceda para que seu ministério seja fecundo e cheio de frutos espirituais.
Em nome de todo o clero, religiosos, religiosas, leigos e leigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, dizemos: seja bem-vindo, Dom Eliel! Estamos unidos em oração para que o Espírito Santo o fortaleça, ilumine e conduza nesta nobre missão. Conte com nosso apoio, nossa amizade e nosso carinho.
Seja entre nós o reflexo vivo de Cristo, o Bom Pastor, e que, caminhando juntos, possamos fazer ressoar com força o anúncio que transforma o mundo: “Jesus Cristo é o Senhor!”
Postar um comentário