ATENÇÃO! Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Mensagem de Acolhimento | Dom Wesley Max

  

 ARQUIDIOCESE DE SALVADOR

CÚRIA METROPOLITANA


MENSAGEM DE ACOLHIMENTO


Querido Dom Wesley Max,

Saúde e paz.

"Bendito o que vem em nome do Senhor!" (Mt 21,9)

Com grande júbilo e coração transbordante de gratidão, nós, povo de Deus da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, acolhemos com alegria e esperança a nomeação de Vossa Excelência Reverendíssima, Dom Wesley Max, como Bispo Auxiliar desta Igreja particular.

A sua chegada é um dom do Espírito Santo para nossa Arquidiocese e um sinal do amor de Deus que continua a cuidar de seu povo por meio dos pastores que Ele mesmo escolhe. Assim como o Senhor confiou a Pedro a missão de apascentar suas ovelhas (cf. Jo 21,15-17), confiamos que sua missão entre nós será marcada pelo zelo, pela caridade pastoral e pela fidelidade ao Evangelho.

A nomeação para o auxílio episcopal em nossa Arquidiocese é um chamado especial de Deus, um convite para participar mais profundamente do ministério de Cristo, o Bom Pastor. No exercício da sua nova missão, Dom Wesley, o senhor é chamado a seguir o exemplo de Jesus, que veio "não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10,45).

A Igreja nos ensina que "o bispo, marcado pela plenitude do sacramento da Ordem, é o mestre da doutrina, o sacerdote do culto sagrado e o ministro da governança" (CIC, cân. 375). Essa tríplice missão exige de cada sucessor dos Apóstolos uma vida de intimidade com Cristo e um coração aberto para acolher e guiar o rebanho de Deus.

Aqui, em Salvador, o senhor encontrará um povo fervoroso na fé, marcado por uma história profundamente enraizada no Evangelho, na devoção à Mãe de Deus e no testemunho dos santos e mártires que iluminaram nossa caminhada. Que sua presença seja um sinal de unidade e renovação, fortalecendo ainda mais a nossa caminhada como Igreja viva e missionária.

O ministério episcopal não se realiza isoladamente, mas em comunhão com toda a Igreja. O Código de Direito Canônico nos recorda que "os Bispos, enquanto membros do Colégio Episcopal e legítimos sucessores dos Apóstolos, por instituição divina, são mestres e pastores na Igreja" (CIC, cân. 375 §2). Como Bispo Auxiliar, sua missão é colaborar estreitamente com nosso Arcebispo, Dom Sérgio da Rocha, no serviço ao povo de Deus.

A comunhão entre os pastores é um testemunho eloquente do amor de Cristo, que rezou ao Pai "para que todos sejam um, como nós somos um" (Jo 17,21). Unidos no mesmo propósito de guiar, ensinar e santificar, o senhor encontrará aqui irmãos no episcopado e no presbitério que caminham juntos no serviço ao Reino de Deus.

Nossa Arquidiocese é rica em cultura, fé e história. Aqui, convivem expressões religiosas que manifestam a diversidade e a profundidade da fé do nosso povo. A presença da Igreja se faz sentir nas comunidades urbanas e rurais, nas paróquias, nos movimentos e pastorais que levam o Evangelho a todos os cantos desta terra abençoada.

Acolhemos sua chegada como um momento de renovação, confiantes de que o senhor, com sua experiência, espiritualidade e dedicação, ajudará a fortalecer ainda mais a nossa caminhada eclesial. Como nos ensina o Papa Francisco, "o pastor deve ter o cheiro das ovelhas", estar próximo do povo, partilhar de suas alegrias e dores, guiando-os com paciência e amor.

Dom Wesley, seja bem-vindo! Que sua missão seja fecunda, que seu pastoreio seja marcado pela ternura e pela firmeza do Evangelho, e que, sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição da Praia, nossa Padroeira, o senhor encontre sempre forças para caminhar com este povo que já o recebe com carinho e oração.

Pedimos a Deus que o abençoe abundantemente e o fortaleça nesta nova missão. Conte com nossas preces, com nosso apoio e com o amor deste povo que agora se alegra em tê-lo como seu pastor.

"O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te conceda a paz!" (Num 6,24-26).

Seja bem-vindo, Dom Wesley!

Receba nossa eterna gratidão e nossas orações.

Com imenso respeito e acolhimento,

Mons. Lucas Henrique Lorscheider
Chanceler do Arcebispado

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem