HOMILIA DOMINICAL
DOM JOÃO CARLOS CARDEAL VITALLI
Jesus com seus algozes, pois amou os que não o amaram.
VII DOMINGO DO TEMPO COMUM
"Amai os vossos inimigos"
cf. Lc 6,27
Aprouve-nos o Senhor de ter nos dado a prova da existência de Deus. Perguntamo-nos com frequência: "há prova para a existência de Deus?". Respondo que sim - há uma maneira de provar Deus. Mas não se prova Deus como se prova alguma teoria, ao contrário, se prova na fé. Provar Deus é deliciar-se na experiência do Amor - do verdadeiro amor. Diz-nos Bento XVIII que Deus caritas est, replicando as palavras do discípulo que Jesus amava. Toda ação de Deus decorre deste amor. Não há como provar, sentir, tocar Deus, sem amor. Como nos declara o Apóstolo dos Gentios: sem amor nada disso nos valeria (cf. 1Cor 13). Não há Jesus sem amor, pois o amor é o caminho - e Jesus é amor, portanto, é caminho.
Hoje o Senhor "desvela" mais um pouco desse amor, quando nos diz: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam (cf. Lc 6,27). Mas como? Como amar aqueles que nos amaldiçoam, rezar pelos que nos caluniam? A resposta está no que, certa vez, disse São João Paulo II: o amor explica tudo. É no caminhar, no amar cada vez mais. Quanto mais se ama, mais se quer amar e mais conhece o Amor. E você, como ama? Abestalhado é quem só gosta de Deus! - E há muitos católicos que só gostam de Deus. Infeliz é o homem que não conhece a força da sua criação: o Amor. É o amor o bem maior - a maior riqueza para o coração. Se não há amor, não há Cristo!
Jesus nos incita a tirar o argueiro do nosso olho, para tirar o cisco no olho do irmão (cf. Mt 7,3-5), pois, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos (cf. Lc 6,38). Quem ama conhece ao Deus criador e, por ele, conhece-se a si mesmo. Portanto, ame a si mesmo amando primeiramente a Deus - que é Amor - e, dessa forma, saberás espalhar esta semente boa nas terras mais inférteis.
Sede santo! Sede tu também amante do Amor! Ama o Amor e conhecerás a verdade.
Postar um comentário