O Santíssimo Salvador, por designo do Pai, inspirou homens de fé para estas boas terras, terras de Vera Cruz, e consigo trazendo o sinal do salvífico de Cristo para esta nação através da Igreja e dos sagrados ministros. Ao chegarem a estas terras, em louvor ao Deus Onipotente, e como primeira vontade, manifestam o desejo de consagrar este território a Deus, por meio do oferecimento do Santo Sacrifício, e com ele fincam um marco temporal e ao mesmo tempo atemporal para a propagação da fé para aqueles que seriam o povo de Santa Cruz.
Ao decorrer do tempo, estas terras brasileiras foram catequizadas, tendo a centralidade na terra de São Salvador da Baía de Todos os Santos, que posteriormente se tornara a capital e berço do catolicismo do Brasil.
Decorrendo a história, a fé do povo de Salvador só crescera, e de tal modo que, tornara-se a primeira diocese das terras latino-americanas, contando com a primeira igreja e catedral do Brasil, e sendo dedicada ao Santíssimo Salvador do Mundo, que do trono de Vera Cruz governa o Mundo. Ao passar do tempo, vemos a expansão da fé, de modo singular pelo grande numero de igreja que se têm em Salvador, que consigo carregam fé, devoção, cultura e história do povo brasileiro.
Nós, ao sermos enviados para apascentar tais terras, nos deparamos com uma missão grande, tendo observando a fé e o sofrimento do povo soteropolitano, como também sua história, cultura e devoção, assim achamos por bem, como assim o fazemos, erigir vicariatos episcopais, para que as necessidades de nosso povo seja melhor suprida. Desta forma, assim o fazemos e DECRETAMOS o que se segue:
Art. 1º- Por meio deste, erige-se a Região Episcopal do Santíssimo Salvador do Mundo, a Região Episcopal do Senhor do Bonfim e a Região Episcopal de Santa Dulce.
Art. 2º- As Regiões episcopais se dispõem com as respectivas igrejas da seguinte forma:
I - Região Episcopal do Santíssimo Salvador do Mundo:
- Catedral-Basílica Primacial do Santíssimo Salvador do Mundo;
- Santuário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus;
- Paróquia São Francisco de Assis.
- Basílica-Menor do Senhor do Bonfim;
- Paróquia Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos;
- Paróquia Santa Ana.
- Santuário Arquidiocesano Santa Dulce dos Pobres;
- Paróquia Nossa Senhora de Nazaré;
- Paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Postar um comentário