É de nosso saber que a Igreja é o corpo místico de Cristo, e tal qual corpo, possui uma diversidade de membros (cf. Rm 12, 4-5), cada qual com sua finalidade e relevância, assim nem tudo são braços, ou nem tudo é cabeça, porém cada um é único, e feito para desempenhar seu papel na Igreja, segundo a ação do Espírito Santo, bem sabemos também, que na história da salvação, o Senhor inspirou uma infinidade de diversos dons e carismas (cf. I Cor 12, 4-13), e hoje não nos deixa desamparados e continua a inspirar segundo as propostas da Boa-nova de Jesus, fazendo assim que o mistério de ressuscitado chegue aos cantos menos explorados.
Fazemos por bem, manifestar a todos, que o Senhor inspirou mulheres de virtudes, a se entregarem totalmente a Deus, pela consagração religiosa e profissão dos votos de obediência, pobreza e casticidade, a exemplo da Bem-aventurada Mãe de Deus, que foi obediente, pobre e permanece virgem perpetuamente.
Alegres no Senhor, nós, no que nos compete nossa autoridade sobre a igreja particular de São Salvador no Brasil, instituímos com Direito Diocesano e DECRETAMOS a criação da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Mãe de Deus (Congregatio Sororum Missionalium Immaculatae Dei Genetricis), que viverão de forma mendicante, segundo estatuto interno e observância as determinações da igreja local, como da Sé Apostólica.
As irmãs residirão no Convento Santo Antônio de Padua, em Salvador, atenderão com caridade pastoral o Hospital Santo Antônio e auxiliarão no que for preciso em sua paróquia de residência.
Sem mais nada a acrescentar, despeço-me, suplicando sobre todos a intercessão da Imaculada Mãe de Deus e de Santa Dulce dos Pobres, modelo de amor ao próximo.
Dado e passado em Salvador, na Sé Metropolitana de Salvador e Primaz do Brasil, aos 19 de outubro do ano da graça do senhor de dois mil e vinte e quatro (2024).
Postar um comentário