Renúncia | Cardeal Pavan

 Prot. N.º 010/2024

 

DOM GABRIEL HOFFMANN CARDINALIS PAVAN 
DEI MISERICORDIA ESANCTÆ APOSTOLICÆ SEDIS
CARDINALIS PROTODIACONVS SANCTI MARCVS EVANGELISTÆ IN FORVM TRAIANO 
ARCHIEPISCOPVS METROPOLITANVS EPRIMATVS BRASILIENSIS 

A todos os que esta lerem, ou dela tomarem conhecimento, graça, saúde e paz da parte de Deus nosso pai.


Nas Sagradas Escrituras já podemos observar que o Senhor fala nos expondo a realidade passageira que experimentamos em nossa vida terrena. No livro dos Eclesiastes, por exemplo, o escritor inspirado diz que para tudo há um tempo: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, bem como também o tempo de começar e tempo de terminar, podemos recordar de uma antiga cantiga, como sempre, gosto de cantar...


"A palavra é como a semente, vai caindo, caindo, caindo... quando a gente achar que esta boa, vai brotando, crescendo e morrendo"


Por meio do direcionamento do Espírito Santo, somos enviados a governar a porção do povo de Deus que nos é confiada a priori pelo próprio Deus, por meio da Santa Sé. Assim fui chamado a estar à frente desta amada Arquidiocese de Salvador. Tive a alegria de pastorear este rebanho abençoado que foi colocado sob a égide de meu báculo. Foram meses de muito aprendizado, crescimento tanto espiritual quanto humano. Pude ensinar muito, bem como também aprender muito.


A maturidade em nossa fé e ministério exige de nós ações que podem ser, a princípio, doloridas, mas que se revelam essenciais para a continuidade de nossa missão evangelizadora, e cumprimento perfeito da rotatividade e sinodalidade evangélicas.


Isto posto, tendo refletido bastante, consultando minha consciência e também ao próprio Senhor, que guia nosso ministério e em quem temos nosso fim último, vi por bem apresentar que RENÚNCIO A CÁTEDRA ARQUIDIOCESANA, METROPOLITANA E PRIMACIAL DE SÃO SALVADOR DA BAHIA, a partir de sábado dia, 03 de Janeiro de 2024, às 22h22min


Esta não é uma decisão fácil nem tampouco tomada sem a devida ponderação e sobriedade. """Muitas""" são as razões, para isso, e entrego-as todas às mãos chagadas de Nosso Senhor, e sob o patrocínio infalível da Santíssima Virgem da Luz dos Pinhais, para que possa interceder sempre por todos nós e dar-nos a firmeza necessária neste longo caminho que trilhamos rumo ao céu.


E deixo uma frase, que seja símbolo de minha renúncia e lembrança de meu pastoreio:

"Arcebispo emérito, mas com todos os méritos"

Sem mais, rogo incessantemente à nossa querida Mãe Maria, para que sempre rogue por nós e distribua copiosas graças sobre este nosso apostolado e a querida Arquidiocese de Salvador, todo o clero e povo de Deus aqui reunido.


DADO e PASSADO na arquiepiscopal cidade de São Salvador na Bahia de todos os Santos. sob o sinal e selo de nossas armas, aos Dezoito (30) dias do mês de Janeiro (01) do Ano Santo Jubilar de dois mil e vinte e quatro, (2024).


✠ Gabriel Hoffmann Cardeal Pavan 

Cardeal Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem