ATA DA TOMADA DE POSSE DO REVERENDÍSSIMO: PADRE LUCAS CAVALCANTI
_________________________________
Aos 28 dias do mês de dezembro do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, sendo Sumo Pontífice Sua Santidade o Papa Clemente III, nosso Arcebispo Metropolitano – Dom Erick Breno, na Igreja Matriz do Santuário Arquidiocesano Santa Dulce dos Pobres, às 14h40 horas, em Solene Concelebração Eucarística, sob a presidência de Sua Emin. Revma, Dom Erick Breno, Arcebispo Metropolitano, e padres concelebrantes, diáconos, religiosos e religiosos com numerosa participação do Povo de Deus desta paróquia e demais paróquias da arquidiocese; TOMOU POSSE, como PÁROCO, o Revmo., PADRE LUCAS CAVALCANTI , nomeado em 25/12, conforme provisão expedida pela Cúria Metropolitana de Salvador, protocolo nº 105/2024, pelo Exmo. Sr. Dom Erick Breno, Arcebispo Metropolitano de Salvador, por tempo indeterminado, conforme prescrições do Direito Canônico, c. 522. Na mesma disposição o reverendíssimo padre também foi nomeado VIGÁRIO EPISCOPAL DA REGIÃO DE SANTA DULCE DOS POBRES, sendo outorgado também os ofícios e direitos conforme previsto no Código de Direito Canônico.
Após a saudação inicial da celebração, o arcebispo pediu para que fosse feita a leitura do documento de nomeação (provisão); em seguida o Padre Lucas Cavalcanti fez sua profissão de fé diante do arcebispo e de toda comunidade paroquial; buscar-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação ao evangelho o Padre Lucas recebeu das mãos do arcebispo o Evangeliário e proclamou o evangelho, lembrando que uma das funções do padre é o anúncio da Palavra. Na homilia o arcebispo inscrito como funções do padre na paróquia e dos justos da paróquia para com o padre. Após a homilia, o reverendíssimo renovou as Promessas Sacerdotais; o arcebispo entregou as chaves do sacrário ao novo pároco e se passou para a Capela do Santíssimo para um breve momento de inspiração; em seguida prestaram o Juramento de Fidelidade e o arcebispo os declarados empossado como pároco da referida paróquia, bem como o vicariato episcopal acima informado. Atravessou o acordo com o rito da Santa Missa.
Após a oração depois da comunhão, a Comunidade Paroquial proferiu uma mensagem de acolhida ao novo Pároco e o novo Vigário e em seguida o padre empossado reuniu suas palavras de pastor à comunidade que lhe foi confiada ao pastoreio. O arcebispo agradeceu a participação de todos, agradeceu aos padres presentes, sinal da comunhão sacerdotal (sacramental), e proferiu a bênção sobre todos os fiéis. Nada mais havendo, lavrei a presente ata, a mesma lida e aprovar pelos presentes que assinam.
Salvador, 30 de dezembro de 2024.
Postar um comentário