Carta de Anúncio | I Congresso Arquidiocesano Missionário

DOM ERICK BRENO FERRAZ CARDEAL BERGOGLIO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SALVADOR E PRIMAZ DO BRASIL

Aos veneráveis membros do clero, seminaristas, leigos e religiosos e aos que se fizerem saber, 
Sudações, Bençãos e Paz da parte de Cristo, Nosso Senhor.
___________________________________

Inspirados pela passagem dos discípulos de Emaús, com os corações ardentes, nos colocamos a caminho para anunciar o ressuscitado. O evangelista Lucas, é o único que traz a passagem de Emaús, e consigo suas particularidades de muitas outras passagens da escritura, dentre elas se destacam três: O Encontro, O Ouvir e A Missionariedade. 

O Encontro com Jesus se dá no caminho, não num estado estático, mas no movimento, no caminho para Emaús (cf. Mc 1,16-20, Mt 4, 18-22, Mc 3, 13-19). Jesus passa por nós diariamente, em meio as diversas ações que desempenhamos, nosso trabalho é ouvir seu convite “Segue-me” (Mc 2,14) e responder com gratuidade segundo o nosso coração. 

Ouvir os ensinamentos do Mestre é característica pessoal do discípulo (cf. Mt 13,9), o discípulo é aluno e com o mestre aprende através da escuta. Ele atentamente ouve as palavras do Senhor, as medita em seu coração e as põem em prática.

A missionariedade é identidade do cristão, ele que encontra Jesus, ouve sua palavra, agora dá um passo à mais, o de testemunhar com palavras e atos o que foi aprendido, “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes” 1Tg 1,22.

Estas particularidades, são vivenciadas por aqueles que são chamados a se tornarem díscipulos missionários de Cristo, não só meros ouvintes da palavra, mas ouvintes e atuantes. 

Em meios digitais, somos chamados a sermos missionários digitais, a exemplo do Beato Carlo Acuttis, que durante sua vida, através da internet levou muitos a conhecerem a Cristo e a Igreja, e com sua santidade de vida mostrou a juventude que o céu é logo ali e está aberto aos jovens também, santos de jeans.

Alegres na ação do Ressuscitado em nossas vidas, com o Espírito do Senhor que age em nós, comunicamos que no mês de outubro, mês missionário, a arquidiocese de São Salvador, a primeira a receber missão em terras brasileiras, celebrará, viverá e conhecerá a missão, tendo seu cume no I Congresso Arquidiocesano Missionário, com o tema: "Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo", e o lema: "Corações ardentes e pés a caminho".

Rogamos em especial ao nosso padroeiro, São Francisco Xavier, a Santa Dulce dos Pobre e Beato Carlo Acuttis, que intercedam por nós, missionários e testemunhas de Cristo, para que possamos levar a Boa-nova do Ressuscitado a todos. 

Com estima, 

Dom Erick Breno Cardeal Bergoglio
Arcebispo Metropolitano
Mons. Jonathan Batista Godoy 
Chanceler do Arcebispado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem