Decreto de Tombamento | Prot. Nº 004/2024

MITRA ARQUIDIOCESANA E PRIMAZ DO BRASIL
ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR

A 05 de julho do ano jubilar de 2024, presentes no Palácio Arquiepiscopal, em Salvador, Estado da Bahia os reverendíssimos:

- Dom Erick Breno Ferraz Cardeal Bergoglio - Arcebispo Metropolitano de Salvador e Primaz do Brasil.
- D. Jonny W. de Sales - Bispo-Auxiliar da Amazônia.

Discutiram-se os critérios para tombamento da Igreja Basílica-Menor do Bonfim, hospedado no servidor de Salvador e Aparecida, localizado nas coordenadas -1539, 96, -531, com as dimensões: Largura: 100 blocos de base (Igreja com 60 blocos); Comprimento: 151 blocos de base (Igreja com 115 blocos) e Altura: (Igreja com 30 blocos sem as torres; As torres com 73 blocos de altura com a cruz). Com as seguintes características:

Fachada

Apesar de ter sido construída durante o período barroco, a arquitetura da Basílica-Menor tem um estilo geral maneirista. O revestimento da fachada e do interior é de pedra de lioz importada de Portugal expressamente para a construção. (no minecraft é representado pelos blocos: de madeira Quartzo liso na parte inferior e Arenito Liso na parte superior). A fachada é austera e monumental, dividida em cinco módulos verticais separados por pilastras. Nos três módulos centrais se abrem portas coroadas por frontispícios onde há nichos para estátuas. Acima delas se abrem pequenas janelas. No nível superior, separado por uma larga cornija (no minecraft de madeira de Carvalho), há cinco janelas também coroadas por frontispícios, mas de menores dimensões. O último nível é o do frontão, vazado por uma janela quadrada, coroado por uma cruz e pináculos, e ladeado por duas grandes volutas. Nas extremidades se elevam dois pequenos campanários com coruchéus prismáticos. Portas nas cores verde (no minecraft de prismarinho escuro)

Nave central, capelas e altares

Possui uma única nave, uma capela-mor ladeada de duas pequenas capelas, mais duas capelas no transepto e outras ao longo da nave com paredes em Quartzo liso. A decoração das capelas secundárias assume características barrocas. No total possui sete altares. O piso é composto por calcita com detalhes quadrados em pedra negra. O piso do altar mor é composto de Granito polido, inclusive as escadas.

O ALTAR MOR possui predominantemente madeira de carvalho descascada em suas colunas e recortes dos blocos de madeira de carvalho em seus adornos e detalhes uma rica talha dourada, com mescla de blocos de ouro e blocos de ouro bruto, associa-se aos detalhes blocos de terracota amarela.

O TETO DA NAVE tem uma rica decoração em talha. No minecraft é composto por blocos de ouro, blocos de ouro bruto, terracota vermelha e terracota amarela.

Art. 1º Decreta-se o tombamento do imóvel supracitado, devendo os projetos de restauro, reforma, demolição de estruturas pós decreto, construção e adaptação de instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto e de sonorização encaminhadas à Cúria Arquidiocesana para apreciação.

Art. 2º Dever-se-á contratar profissionais de renome para o restauro com propriedade técnica e intelectual para o serviço.

Art. 3º É vetado, inclusive ao Arcebispo, assim como à Cúria Arquidiocesana, ao pároco, ao vigário-geral alterações de estilo, coloração, decoração excessiva de caráter permanente, na fachada e no altar-mor.

Art. 4º É obrigatório o backup do mapa imediatamente antes do início de apreciações descritas no artigo 1º.

Dom Erick Breno Cardeal Bergoglio
Arcebispo Metropolitano

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem