DOM ANTÔNIO CHIAVI 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA 
BISPO TITULAR DE GERGI E AUXILIAR DE FORTALEZA

 CARTA ABERTA| MENSAGEM DE AGRADECIMENTO Á ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

Salvador, 26 de junho de 2024


Amados irmãos e irmãs da Arquidiocese de São Salvador da Bahia,

    É com um coração repleto de gratidão que me dirijo a vocês neste momento de transição. Desde a minha sagração episcopal, tive a imensa alegria e honra de servir como Bispo Auxiliar nesta arquidiocese, aprendendo e crescendo espiritualmente ao lado de todos vocês. Hoje, fomos surpreendidos pela nomeação feita pelo Papa João Paulo VI para que eu assuma a função de Bispo Auxiliar da Diocese de Fortaleza.

    Ao me despedir de Salvador, lembro-me da passagem bíblica de Efésios 1:10, que fala sobre “restaurar tudo em Cristo”. Esse versículo sempre me inspirou a buscar a plenitude em Cristo em todas as minhas ações pastorais, e espero ter contribuído para essa missão junto a vocês.

    Deixo esta arquidiocese com o coração cheio de alegria e gratidão pela convivência com um clero dedicado, que me ensinou tanto. Agradeço profundamente a convivência e o aprendizado com os meus irmãos no Episcopado: Cardeal João Paulo, Cardeal Erick Bruno, Dom Jonny e Dom Natanael Cominoti. Cada um de vocês marcou profundamente minha caminhada e me ajudou a crescer como pastor e servo de Deus.

    Que o Senhor continue a abençoar abundantemente esta arquidiocese, guiando cada um de vocês no caminho da fé e da caridade. Levo comigo as memórias e os ensinamentos preciosos que vivi aqui, e espero continuar a missão de servir e restaurar em Cristo na minha nova jornada em Fortaleza.

Seremos sempre Amigos!

Com afeto e profunda gratidão,


 + Antonio Chiavi

Bispo Titular de Gergi e Auxiliar de Fortaleza