Carta Pastoral | “Voltai para mim com todo o vosso coração!”


DOM JOÃO PAULO SOARES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
PRIMAZ DO BRASIL

CARTA PASTORAL
POR OCASIÃO DO INÍCIO DO TEMPO QUARESMAL

A todos que estas letras lerem, ou delas tomarem conhecimento, graça, saúde e paz.

Hoje temos a oportunidade de iniciar a vivência de mais um ciclo quaresmal. Este tempo é marcado pela penitência, pelo jejum, pela abstinência, a oração e a mortificação dos sentidos. A Igreja nos chama, a cada ano, a converter-nos e crer no Evangelho, na Boa-Nova, nestes quarenta dias que precedem a festa magna da fé católica: a páscoa de Nosso Senhor.

Enquanto católicos, devemos nos comprometer a viver não apenas esse tempo, mas sim todos os dias de nossa vida em uma constante preparação ao grande dia da vinda de Jesus Cristo em seu Reino Glorioso. Neste período somos chamados de maneira mais incisiva a reflexão sobre os caminhos que temos escolhido nesta nossa peregrinação terrestre rumo ao céu.

Na profecia de Joel, o Senhor diz: “Voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Jl 2, 12). A misericórdia do Senhor se abre de maneira incomparável neste tempo, a fim de acolher novamente em seu seio o filho que esteve distante.

Depois do povo ter ouvido a voz do profeta que gritava em meio às iniquidades, depois de terem corrigido sua postura maldosa, “então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo" (Jl 2, 18). É esta a promessa que temos: o perdão de nossos pecados a partir do arrependimento e de uma verdadeira metanóia, mudança de vida.

Ainda neste sentido, o apóstolo Paulo nos exorta: “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus.” (2Cor 5, 20). A misericórdia de Deus tem as portas abertas a todos aqueles que decidem se reconciliar, porém essa misericórdia não é invasiva, e necessário que haja um ato de vontade e decisão para abandonar a vida velha, apegar-se à Graça de Deus e deixar-se reconciliar.

Assim sendo, amados irmãos, que possamos viver esses dias de recolhimento, oração e penitência com a firme esperança na ressurreição daquele que nunca pecou, mas que foi feito pecado para a nossa justificação (cf. 2Cor 5, 21). Entreguemos nossos jejuns e reparações, mortificando nossos sentidos a fim de que estejamos plenamente atentos aos sinais divinos que transcendem a nossa compreensão humana.

Sem mais, rogo à Santíssima Virgem Maria para que interceda por nós neste período de provação, a fim de que, fortificados pelos sacramentos e pela oração, estejamos prontos para enfrentar as tentações e saiamos vitoriosos junto do Cristo Ressuscitado.

Salvador, 14 de fevereiro de 2024.

Dom João Paulo Soares
Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia
Primaz do Brasil







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem