A Voz do Pastor | Homilia por Ocasião Apresentação do 7º Arcebispo Metropolitano

 


DOM JOÃO PAULO SOARES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA
PRIMAZ DO BRASIL

Santa Missa de Apresentação do 7º Arcebispo Metropolitano de Salvador, 
Dom João Paulo Soares
10 de fevereiro de 2024

Excelentíssimos irmãos no episcopado,
Reverendíssimos Sacerdotes e Diáconos,
Estimados Seminaristas,
Querido povo de Deus,
a vós todos graça, saúde e paz sejam concedidas em abundância.


Hoje tenho a alegria de ser oficialmente apresentado como pastor desta Igreja particular de Salvador. Dentre os seus servos, mesmo estando longe de ser o melhor ou o mais capaz, o Senhor me escolheu para governar e guiar o povo de Deus presente neste território tão abençoado e rico que é Salvador. 

Nossa missão enquanto ministros ordenados, diáconos, padres, epíscopos, deve ser sempre pautada na SAÍDA EM MISSÃO. O sentido de nosso trabalho neste meio virtual, deve ser esse profundo chamado a sair de nossa zona de conforto, a deixar nossos pais, irmãos, parentes e amigos, como o próprio Senhor nos fala nas Escrituras, para seguir de maneira completa e confiante aos desígnios do Divino Espírito Santo.

Muitos infelizmente não compreendem este chamado, e acabam por se pautar apenas na humanidade, sem vislumbrar a maravilha da providência divina, e bloqueando seus corações, suas mentes, à vontade de Deus, que muitas vezes não é a mesma que a nossa. Não somos padres, bispos, para nós mesmos, nem apenas para nossos amigos e queridos. Nós somos padres e bispos para a Santa Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estamos nesse ministério virtual a SERVIÇO da Igreja, que se manifesta fisicamente na pessoa do Santo Padre, Vigário de Cristo, e na Santa Sé, que o auxilia no governo temporal do povo de Deus.

Nosso Senhor disse que, assim como Ele, que é Mestre e Senhor, se fez servo de todos, nós também devemos nos diminuir para que Ele cresça, devemos servir antes de qualquer coisa. Servir à Igreja, servir aos nossos irmãos.

No Evangelho que pudemos ouvir agora a pouco, vimos um dos milagres que Jesus realizou em sua vida terrena. Ele estava sendo seguido por uma multidão, de mais ou menos 4 mil pessoas que o acompanhavam já havia três dias, e não tinham o que comer. Nosso Senhor teve compaixão, e, mesmo diante das dúvidas, das inseguranças dos discípulos que diziam:  “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?”, Ele fez com que alguns pães e alguns peixes saciassem a todos aqueles que o acompanhavam.

Irmãos, quão maravilhosa é a providência divina, e como é feliz aquele que confia e se entrega totalmente à providência. Quatro mil pessoas acompanhavam a Jesus, seguiam a Ele sem se importar com o seu redor, nem com suas necessidades humanas, apenas o seguiam. Cristo providenciou o alimento necessário e ainda mais do que o necessário, pois sobraram ainda sete cestos com as sobras! Assim também é em nossas vidas. Quando confiamos todas as nossas necessidades ao Senhor para que  Ele cuide, quando nos entregamos às mãos do Senhor para o seguir de corpo e alma, SEM RESERVAS, tudo é providenciado. Deus nos cumula de bênçãos, de bens, tantos quanto  nos forem necessário, e ainda mais, em abundância!

Que nós possamos ter a confiança e a entrega que essa multidão demonstrou. Seguir, acompanhar, servir, nos abandonar na providência divina. Que neste pastoreio que inicio oficialmente hoje, nestas terras soteropolitanas, Nosso Senhor tenha as rédeas, e providencie tudo aquilo que é necessário para o melhor desempenho de nosso trabalho de evangelização. Assim seja! 

Dom João Paulo Soares
Arcebispo Metropolitano de Salvador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem