ATENÇÃO! Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

 


SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA

Nomes dados por Deus expressam nossa missão e identidade mais profundas


Queridos irmãos e irmãs em Cristo:

"O Senhor me chamou desde o meu nascimento, ele me deu o meu nome desde o ventre de minha mãe" (Isaías 49)

Você sabia que você tem um nome, não aquele que seus pais lhe deram, mas um nome que Deus lhe deu?

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, aquele nome «expressa a essência e a identidade de uma pessoa e o sentido da sua vida» (Catecismo, 203).

Por exemplo, o Catecismo nos diz: “Em hebraico, Jesus significa: 'Deus Salva'. Na Anunciação, o anjo Gabriel deu-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime tanto a sua identidade como a sua missão» (Catecismo, 430).

Em sua encíclica “Redemptoris Mater” (“Mãe do Redentor”), São João Paulo II falava da mesma coisa sobre Maria: “Na anunciação, o mensageiro saúda Maria como 'cheia de graça', como se essa fosse sua verdadeira nome. . Ele não a chama por seu nome terreno: Miriam (Maria), mas por seu novo nome: 'cheia de graça'”

Na Bíblia há muitos episódios em que são dados outros nomes, o que nos alerta para esta realidade espiritual. E esse é um tema rico e frutífero na vida espiritual. Também é muito útil para nos libertar.

Pensemos nisto: Jesus conhece o seu “nome”, o que lhe dá a sua identidade e missão. Um nome que o liberta da agenda dos outros em sua vida. Não seria bom viver com esse tipo de liberdade? E ao se libertar da agenda dos outros, libertou-se para dar toda a sua energia à missão que o Pai lhe deu, incluindo e principalmente as partes difíceis dessa missão, que vemos e ouvimos em detalhes ao longo da Semana Santa. Não seria bom ter esse tipo de força em nossas vidas? — poder dizer, com Jesus no centro da traição. “Agora o Filho do Homem é glorificado, e Deus é glorificado Nele” — em outras palavras, “é exatamente por isso que estou aqui — essa é a minha missão”.

Saber nosso nome pode se tornar nossa base de operações para conforto e uma bússola que guia nosso discernimento. É uma base para o conforto, porque enquanto permanecermos na identidade e na missão que Deus nos dá, teremos o tipo de conforto que vem de manter o relacionamento correto com Deus. É uma bússola que guia nosso discernimento porque podemos julgar cada curso de ação proposto por esse critério: é consistente com a identidade e missão que Deus me deu - meu 'nome espiritual' - ou me afasta dessa identidade e missão?

Então, aqui está uma simples exortação para esta semana, enquanto caminhamos com Jesus através dos eventos da Semana Santa, enquanto vemos como Ele vive Seu nome, identidade e missão que lhe foi dada pelo Pai. , ouçamos o nome que Deus dá a cada um de nós. Rezemos para conhecer nossa missão e identidade mais profundas, e para ter clareza e força para vivê-las.


+ Pietro Albuquerque Ferraz

Arcebispo Primaz 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem